Seminário Águas pela Paz é oficialmente lançado4

Seminário Águas pela Paz é oficialmente lançado

Evento preparatório do VIII Fórum Mundial da Água reunirá políticos, executivos,
formadores de opinião, cientistas, representantes da sociedade civil e
líderes espirituais entre 26 e 28 de outubro em Brasília

Seminário internacional sobre recursos hídricos é agendado para outubro no DF

O que a água te diz, ao que ela te convida? Águas pela Paz é o tema do II Seminário Internacional Água e Transdisciplinaridade, que acontecerá de 26 a 28 de outubro de 2017, no Museu Nacional da República, em Brasília. O evento é preparatório para o VIII Fórum Mundial da Água, marcado para março de 2018, e foi oficialmente lançado na capital do Brasil, que também será a sede do evento global.

O seminário propõe a discussão da cultura de paz e o compartilhamento da água entre povos e nações sob um ponto de vista ampliado, que vai além da ideia que a reduz a mero recurso material, e em perspectiva internacional, intercultural, intergeracional, científica e espiritual. Ele é uma iniciativa conjunta do Centro Internacional de Água e Transdiciplinaridade (CIRAT), movimento Awaken Love, Instituto Espinhaço, Universidade de Brasília (UnB), Universidade da Paz (UniPaz) e Secretaria do Meio Ambiente do Distrito Federal.

Durante a cerimônia de lançamento, a atriz Maria Paula, da Rede Globo, e o chefe da Unidade Estratégica de Água da Secretaria do Meio Ambiente do Distrito Federal, Sérgio Ribeiro, apresentaram o seminário e fizeram a ponte para uma conversa entre o líder humanitário e espiritual Sri Prem Baba e outros convidados.

De acordo com Pedro Ivo, do Fórum Alternativo Mundial da Água (FAMA) e membro da Diretoria Colegiada da Associação Alternativa Terrazul, o Águas pela Paz pode contribuir com a sociedade de várias formas. “Primeiro, chamando atenção para a importância da água como fonte de vida. Segundo, levantando a perspectiva de que a água, como um bem da natureza, é portadora de direitos, e nós, seres humanos, temos não só que criar leis para sua boa utilização, mas também entendê-la no sentido mais amplo, mais pleno, como portadora de vida. E, terceiro, fazendo o link com a paz”, complementou.

“O grande desafio é criar união. Para isso, precisamos juntar líderes espirituais, cientistas, políticos e executivos – união de saberes e visões – para que possamos encontrar soluções reais. Por mais céticos que sejamos, temos provas irrefutáveis de que a natureza está em sofrimento e que o planeta Terra está clamando para que tenhamos mais consciência”, disse Sri Prem Baba.

O lançamento do Águas pela Paz aconteceu no dia 14 de agosto e contou com a presença de 100 convidados. Entre eles o governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, o secretário de Meio Ambiente, André Lima, o presidente da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento do Distrito Federal (Adasa), Paulo Salles, além de representantes da Unesco, ONU, Universidade de Brasília (UnB) e outros apoiadores.

Acompanhe as redes sociais do Seminário!

Facebook e Instagram: @aguaspelapaz

Veja também:

2017-09-20T03:21:00+00:00